quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A lei e a Graça voçê sabe a diferença?

A lei e a Graça
As diferenças entre a lei e a graça
Por: Donizette Barrios (cvclavoz.com)
Traduzido: por Wendel Francisco de Almeida
Corrigido por :Rosane Nicaretta "obrigado"

A lei foi dada por intermédio de Moisés, e é chamada “A TORÁ” e eram 613 mandamentos. (Aprox.1400 A.C.) João 1: 17
A graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. (Aprox.33 D.C) João 1: 17

Se não fosse pela lei, não saberíamos o que era o pecado. (Romanos 7:7)
Se não fosse por Jesus, nunca conheceríamos a justificação. (Romanos 5:1)

A lei não salva ninguém, mas sim condena todo mundo, pois ninguém sobre a face da terra é capaz de cumpri-la. (Romanos 3:20)
Diante da incapacidade do homem para cumprir a lei e salvar-se, Deus teve que vir a este planeta, tornar-se homem, e cumprir toda a lei em nosso lugar. (Romanos 3:20 ;10 4 2ª Coríntios 5:21 Gálatas 4:4e5)
Jesus fez com que a lei ficasse mais dura (colocou lenha na fogueira), para provar que nenhum homem a pode cumprir e que nenhum ser humano pode se salvar a si mesmo. (Mateus 19:25-26) Sendo assim, como ninguém pode se salvar a si mesmo, nem existe outro método para salvar-se, Deus criou uma única fórmula, exclusiva, para salvação: JESUS CRISTO. (Atos 4:21)

A lei foi introduzida para que abundasse o pecado. (Romanos 5:20)
Quando abundou o pecado, superabundou a graça. (Romanos 5:20)

A justiça que é pela lei diz: “O homem que fizer estas coisas viverá por elas.” (Missão Impossível) (Romanos 10:15)
A Justiça que é pela fé diz: “se confessares com sua boca que Jesus é o Senhor, e creres em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos serás Salvo.” (Romanos 10:8e9)

Debaixo da lei o homem recebe o que ganha ou o que merece. (Romanos 4:4-6).
Debaixo da Graça o homem fica livre do que ele merece e recebe as riquezas de seu entendimento. (Romanos 4:4-6).

A lei não pode se misturar com a graça, ou uma com a outra. (Romanos 11:6).
A graça não pode se misturar com a lei, ou uma com a outra. (Romanos 11:6).

A lei é um pacto condicional. Deus diz: “Se me obedeceis, os premiarei se desobedeceres os destruirei”. (Deuteronômio cap. 28)
A graça é um pacto incondicional. Deus diz: “Te amo, por isto te dou, e se comportas mal, te disciplino, não te destruo.” (João 3:16 Romanos 8:32 Hebreus 12:5-11.)

A lei te diz: 'faça.’(Romanos 10:5)
A graça te diz: “creia.” (Romanos 10:10)

A lei te pede santidade, porém não prove nenhum poder para conquistá-la, pelo contrário, permite o pecado, que está em mim, usar esta mesma lei para enganar-me e matar-me. (Romanos 7:11.)
Porém na graça se ensina a santidade, e esta santidade vem naturalmente, como uma conseqüência, como fruto de uma vida no Espírito. (Tito 2:11-12 Gálatas 5:22-24)



A lei me pede algo que não posso dar, então me maldiçoa. Estar debaixo da lei é estar debaixo de maldição. (Gálatas 3:10.)
A graça é consciente de minha condição, por isso não me pede algo que não posso dar, pelo contrário, me dá gratuitamente.
Estar debaixo da Graça, é estar debaixo da benção. (Romanos 3:24)

Debaixo da lei, se potencializa a vã glória. Se por acaso acontecesse que um ser humano cumprisse toda a lei, poderia se jactar-se de ter salvador a si mesmo. Porém isto é impossível. (Romanos 3:27.)
Na graça, não existe oportunidade para a jactância. A única forma de entrar na graça é através da humilhação própria e a exaltação de Cristo, pois merecendo eu o inferno me é presenteado o céu. (Romanos 3:27).

Não existe salvação pela lei. Deus nunca determinou que um homem se salvasse desta maneira. O propósito da lei é mostrar que somos pecadores.
Pela lei conhecemos o pecado nunca a salvação (Romanos 3:20).
A salvação é por graça. É um presente gratuito para o pecador. Tanto o homem que se considera perverso, como o religioso que acredita ser bom, devem entender que ambos merecem o inferno, e que a única maneira de chegar ao céu é através da graça de Jesus Cristo, o Único caminho. (Efésios2;8-10)

A lei é um sistema de escravidão. (Gálatas 4; 1-3)
A graça é um sistema de liberdade. (Gálatas 5; 1)

A lei diz ao homem diz o que o homem deve fazer. (Romanos 10;5)
A graça fala ao homem o que Deus já fez por intermédio de Cristo. (Romanos 5;8)


Debaixo da lei, as ovelhas morrem pelo pastor. (Êxodo 29; 38-39)
Debaixo da graça, o pastor morre pelas ovelhas. (João 10;11)

Debaixo da lei, não podia estar seguro da salvação, pois ainda que se cumprisse todos os mandamentos, não se saberia em que momento da vida iríamos falhar, ainda que fosse um só mandamento, pois ao falhar em um só, seríamos culpados de todos, de todos os 613 mandamentos da Torá, (lei) e por isso se iria ao inferno. (Tiago 2;10)
Debaixo da graça, existe segurança de salvação, pois é um dom irrevogável da parte de Deus. O crente não tem temor de condenar-se, pois se falhar algum dia, o pecado poderá lhe tirar a comunhão com Deus, porém nunca sua qualidade de filho de Deus, nem sua salvação. (Minha segurança eterna de salvação está em Deus, que me concede, não em mim, alguém que nunca será merecedor deste presente.) (João 10; 27-29 I João 2-1-2: 4; 15-18)

A lei começa dizendo: “Amarás a Deus”. (Mateus 22;36-38)
A graça começa dizendo: “Porque de tal maneira amou Deus...” (João 3; 16: I João 4; 19)

Debaixo da lei nunca termina o trabalho, por isso, depois de seis dias de esforços, vinha o sétimo, para descansar e seguir trabalhando depois. E por isso que na lei se devia guardar o sétimo dia, o sábado, pois se devia repousar das obras que se haviam feito em seis dias. (Êxodo 20;8-11)
A graça nos fala de uma obra acabada, por isso é que na graça eu vivo no repouso, que é Jesus Cristo. Estar em Cristo é ter entrado, em fim no descanso. Por isso, simbolicamente começamos a semana descansando o domingo, é o dia do Senhor (em grego: “kuriaké heméra”: Dia senhorial dominical) (Mateus 11:28; Hebreus 4:3)

Debaixo da lei, um filho rebelde era lançado fora da cidade e apedrejado. (deutenomios 21:18-21)
Debaixo da graça, o filho rebelde pode voltar à comunhão com seu pai, pois nunca deixou de ser seu pai. (ele não disse: voltarei à casa de meu patrão e sim de meu Pai), só que estava quebrada a comunhão entre eles, porém, ao confessar seu pecado é restaurado em seu lugar. (Lucas 15:21-24)

Debaixo da lei, se potencializa o pecado. Assim que aparece o mandamento, aparece a vontade de descobri-lo, pois o pecado nos escraviza, se torna um terrível senhor e nos obriga a fazer o que não queremos. (Romanos 7:8-13).
Debaixo da graça, o pecado é crucificado com Cristo. Se crucificamos nosso velho homem, onde mora o pecado, então o corpo de pecado fica desativado. Desta maneira, o pecado já não é mais meu senhor, ainda que pudesse ter influência em mim, se eu permitir. Ao ser crucificado meu antigo homem de pecado, então recebo um novo, que já tem um novo Senhor: Cristo. (Romanos 6:6-7 Gálatas 2; 20)


A letra mata (a letra escrita em pedras) debaixo da lei, estávamos aprisionados no velho regime da letra, e esta letra matava, pois não podíamos cumpri-la totalmente. (Romanos 7-6 II Coríntios 3:6)

O Espírito (santo) vivifica (quando está morando e governando no coração do homem).
Debaixo da graça, ficamos livres do antigo regime da lei, agora estamos servindo em um novo regime, o do Espírito, E o Espírito Santo nos dá vida, nos vivifica. (Romanos 7:6 II Coríntios 3:6)

Na lei, nós éramos ministros de um pacto antigo, o pacto da letra, um pacto de morte. (II Coríntios 3:6)
Na graça, nós somos ministros competentes de um novo pacto, o pacto do Espírito, o pacto que dá vida. (II Coríntios 3:6)

O ministério da morte que recebemos na lei, o qual foi gravado em com letras na pedra, tinha uma glória, porém uma glória passageira. (II Coríntios 3:7-9)
O ministério da vida que recebemos na graça tem uma glória muito mais abundante que teve o ministério da morte, pois se o que era passageiro teve glória, muito mais glorioso é o que permanece. (II Coríntios 3:7-11)

O ministério da lei é um ministério de condenação, me declara culpado e me manda para o inferno. (II Coríntios 3:9)
O ministério da graça é um ministério de justificação, me declara justo e me manda para o céu. (II Coríntios 3:6)

Debaixo da lei, nos é pedido vencer, vencer, vencer... (Apocalipse 2;17, 3;5, 12;21, 5;5, 6;2, 12;11 17;14, 21;7)
Debaixo da graça, nos é pedido que confiemos em quem já venceu, aquele que nos faz mais do que vencedores. (João 16:33 Romanos 8; 37 I João 5; 4-5)


A lei era o nosso áio, nosso pedagogo para levar-nos à Cristo. (Gálatas 3; 24)
Na graça, já não estamos debaixo do pedagogo, pois somos feitos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gálatas 3; 24-26)

No antigo pacto, na lei, somente o sumo sacerdote podia entrar no lugar santíssimo, uma vez por ano, e com sangue alheio, de cordeiros e bezerros (Dia Nacional da Expiação ou Dia Nacional do Perdão, “kippurim”) (Levítico 16; Hebreus 9; 2 3,7).
No novo pacto, na graça, o cristão “comum” e o “especial” já podem entrar ao lugar Santíssimo e ficar ali para sempre, pois Cristo já abriu o caminho com sua própria carne, ao derramar seu sangue em expiação por todos nossos pecados. Além disto, Cristo não entrou em um santuário feito por mãos humanas, que era a representação do verdadeiro santuário, mas sim Ele entrou no verdadeiro santuário, o próprio céu. (Hebreus10;19 9;24).


Na lei e, devido ao que aconteceu em Êxodo 20; 7, os judeus tinham temor de pronunciar ou escrever o nome de Deus, o qual é um tetragrama (quatro letras: “YHVH”) e cujo som fonético mais perto é Yavé. (O som Jeová apareceu depois de século XVI). Por esta razão o povo hebreu se referia a Deus como “O Senhor”, “El Shaday” em hebreu. (Êxodo 20;7 João 5;15-18)
Na graça, Jesus nos ensina a chamar a Deus como Ele o chamava: Pai. Antes da graça, Deus tinha um “unigênito” (único filho), Cristo. Na graça, Cristo já não é “unigênito”, mas sim “primogênito,” o primeiro de muitos filhos. E a expressão que Cristo nos ensinou para falar com o Pai é a mesma que o Espírito Santo nos faz exclamar: “Abba! Esta era uma expressão em aramáico de muita ternura e confiança que usava as criançinhas para com o seu pai. Deve traduzir-se ao português como papai, papaizinho. (Mateus 6; 9 marcos 14; 36 João 20; 17 Romanos 8; 18 Gálatas)

Na lei, éramos escravos, servos de Deus. (Gálatas 4; 4-6)
Na graça, temos o privilégio de sermos feitos filhos de Deus, nos é dado este poder. A expressão servos de Deus é uma autodenominação e no sentido de obediência total. (João 1; 12 Gálatas 4; 4-6)

A lei foi um pacto de Deus com Israel através de Moisés. Este Israel é o povo terrestre, os filhos de Abraão na circuncisão, um povo de onde todos compartem a mesma árvore genealógica (Deuteronômio 29)
Na graça, é um novo pacto de Deus para com todo o mundo, através de Cristo. E pessoas de diferente culturas, línguas, tribos e nações fazem parte do Israel espiritual, os filhos de Abraão que Deus lhe havia prometido de semente, em sua descendência (que é Cristo) e quando ele, Abraão estava na incircuncisão. (Hebreus 8;6-13 Gálatas 3;7 9 16 28,29 Romanos 4;11)

Antes da graça, o único ser humano que de seu amigo foi Abraão. E mesmo pessoas tão relevantes como Jacó (Israel), Moisés e Davi, Deus lhes chamou servos. (II Crônicas 20; 7 Isaias 41; 8)
E na graça, Deus nos chama de seus amigos quando fazemos de Jesus Cristo nosso Senhor. E isto acontece quando chegamos a um grau muito alto de intimidade com Ele. Além disto, Jesus deu a prova de amizade mais alta, dar sua vida por seus nós. (João;13;15)

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Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho certeza d q agora nossa irmã em Cristo Rosane Nicaretta está ao lado do próprio Senhor, sei q ela fará muita falta pela sua delicadeza como pessoa e pelo seu vasto conhecimento. Irmã Rosane, sempre te amaremos e um dia nos encontaremos. Obrigada por tudo. Gisele